O GALO E O VELHO LOBO

Pai de Zagallo ajudou a implantar futebol no CRB e virou ídolo do clube

Haroldo Zagallo atuou pela equipe entre os anos de 1916 e 1922
Por Maria Salésia 06/01/2024 - 00:30
Atualização: 06/01/2024 - 01:01

ACESSIBILIDADE

Antenor Pitanga, acervo MISA
Arquibancada do Campo do CRB em meados da década de 1920
Arquibancada do Campo do CRB em meados da década de 1920

O adágio “filho de peixe, peixinho é” cai bem na história do Velho Lobo Zagallo. É que o menino nascido em Atalaia, Alagoas, e criado no Rio de Janeiro, demonstrava desejo em se tornar jogador de futebol inspirado também pelo pai, Haroldo Zagallo.
Na verdade, o CRB é o time do Zagallo, do Haroldo Zagallo, pai do Mário Jorge Lobo Zagallo, que faleceu nesta xx em decorrência de xxx, no Rio de Janeiro.

relacionadas_esquerda

O fato é que o CRB nasceu em 1912, inicialmente para a prática do remo, mas pouco tempo depois ganhava os campos.Tudo graças ao entusiasmo do jovem Haroldo Zagallo, que estudou em colégios da Inglaterra, onde desenvolveu a prática do Foot-bal, e de volta a Maceió, foi um dos responsáveis na implantação do futebol no CRB, fazendo parte da escalação do primeiro jogo entre CSA e CRB.

Embora tenha enfrentado resistência por parte de outros associados que defendiam a exclusividade dos esportes a remo, Haroldo Zagallo, filho de Luiz Zagallo e de Laura Cardoso Zagallo, conseguiu em 1916 fazer com que o Clube de Regatas Brasil aderisse ao futebol.

Haroldo foi muito mais que um entusiasta. O pai de Zagallo foi profissional do futebol e chegou a defender as cores do CRB. Vestiu, sim, a camisa do Galo da Pajuçara. Ele foi jogador dos primeiros times do CRB e conquistou vitórias memoráveis.

O pai de uma das maires lendas do futebol brasileiro, quando se fala em seleção brasileira, também trabalhou em 1913 como chefe do departamento de futebol do clube.

O “rei do Dribling”, como era conhecido à época, representou o CRB no futebol entre os anos de 1916 e 1922, se destacando por sua velocidade e facilidade em passar pelos adversários com seus dribles desconcertantes.

Fora dos gramados, Haroldo trabalhava na fábrica de tecido Alexandria, Alagoas, sendo designado como representante comercial da empresa no Rio de Janeiro, em 1932, oito meses após o nascimento de seu filho Mário Jorge Lobo Zagallo.

Haroldo faleceu em 13 de setembro de 1958, no mesmo ano que o filho Zagallo se sagrava campeão mundial de futebol pela seleção brasileira.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato